REFLEXÃO/HOMILIA PARA SEXTA-FEIRA DA DÉCIMA PRIMEIRA SEMANA DO TEMPO COMUM

MUDANDO O FOCO: JUNTANDO O NOSSO TESOUROS NO CÉU

Primeira Leitura: 2 Coríntios 11,18,21-30
Salmo Responsorial: Sl. 33(34),2-7
Leitura do Evangelho: Mateus 6,19-23
_____________________________________

Num mundo consumido pelo materialismo e movido por ambições passageiras, somos chamados a mudar nosso foco para o que realmente importa – nosso relacionamento com Deus e nosso destino eterno. Nossas vidas devem ser definidas pela busca de justiça, amor, compaixão e serviço aos outros. Invistamos nosso tempo, energia e recursos na construção de tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem podem corromper e onde nossos corações podem encontrar paz e realização eternas – uma verdade que nos chama a examinar nossas prioridades, abraçar a sabedoria de Deus , e encontrar força em nossa fraqueza, como nos lembram as leituras de hoje.

Para começar, o Evangelho de Mateus revela uma verdade profunda que desafia o próprio fundamento de nosso mundo materialista. Jesus nos adverte a não acumular tesouros para nós mesmos na terra, onde eles são suscetíveis à deterioração, roubo e perda. Em vez disso, Ele nos chama a investir em tesouros de significado eterno, tesouros que estão guardados no céu. Esses tesouros transcendem o temporal e incorporam as virtudes do amor, bondade, compaixão e generosidade. Jesus nos implora para examinar a orientação de nossos corações, para mudar nosso foco do transitório para o eterno. Pois onde estiver o nosso tesouro, aí estará também o nosso coração.

Voltando o olhar para a Primeira Leitura de 2 Coríntios, São Paulo partilha humildemente os desafios que enfrentou como servo de Cristo. Ele fala de suas prisões, espancamentos e perigos, pintando um quadro vívido das provações que suportou por causa do Evangelho. Isso pode ser descrito como a maneira de Paulo acumular tesouros para si mesmo no céu por meio da busca de justiça, amor, compaixão e serviço aos outros. Desnecessário dizer que, em meio a seus sofrimentos, Paulo demonstra um compromisso inabalável com o evangelho e a missão. Ele reconhece que suas fraquezas e vulnerabilidades não são obstáculos, mas oportunidades para que o poder de Cristo seja aperfeiçoado. Nesse notável testemunho, encontramos inspiração para abraçar nossas próprias dificuldades, sabendo que a graça de Deus é suficiente para nos sustentar em todas as provações que enfrentamos. Somos lembrados de que em nossa fraqueza podemos encontrar força por meio de nossa confiança na força infinita de nosso Pai Celestial.

Pensando na experiência de Paulo acima, agora podemos entender por que o salmista de hoje nos lembra de nos refugiarmos no Senhor, pois Ele é nosso abrigo e nosso libertador. Em um mundo repleto de incertezas e desafios, a exortação do salmista ecoa pelos corredores de nossos corações, convidando-nos a confiar na providência do Senhor e encontrar consolo em Sua presença. Vamos responder a este convite com corações e mentes abertos, experimentando a riqueza do amor de Deus e encontrando alegria em saber que estamos seguros em Seu abraço.

Na convergência dessas leituras, encontramos um convite para embarcar em uma jornada transformadora — uma jornada que nos compele a superar as distrações e seduções do mundo e alinhar nossas vidas com a verdade eterna do Reino de Deus. Somos chamados a abraçar nossas fraquezas, confiando que a força de Deus nos sustentará em todas as circunstâncias. Somos convidados a provar e ver a bondade do Senhor, encontrando refúgio e alegria em Sua presença. E somos desafiados a reavaliar nossas prioridades, investindo em tesouros que tenham significado duradouro. Ao contemplarmos a profundidade e amplitude dessas passagens, vamos permitir que sua sabedoria penetre em nossas almas e acenda uma chama dentro de nós. Que possamos ser inspirados a viver com propósito, buscar a orientação de Deus em todas as decisões e estender nosso amor e compaixão aos que nos rodeiam. Que essas leituras sirvam como faróis da verdade, guiando-nos no caminho da retidão e iluminando a beleza de uma vida vivida em devoção ao nosso Pai Celestial.

Queridos amigos em Cristo, as palavras do apóstolo Paulo ressoam em nossos ouvidos, convidando-nos a abraçar nossas fraquezas e vulnerabilidades. É reconhecendo nossas limitações que nos abrimos ao poder transformador da graça de Deus. Quando entregamos nosso orgulho e confiamos na força de Deus, Seu poder se aperfeiçoa em nós. Nossas fraquezas tornam-se oportunidades para que Sua glória brilhe e descobrimos uma força que supera a nossa. Que estejamos atentos às nossas prioridades, investindo em tesouros que tenham significado eterno. Provemos e vejamos a bondade do Senhor, confiando na Sua provisão e encontrando alegria na Sua presença. E, vamos abraçar nossas fraquezas, sabendo que em nossa vulnerabilidade, a força de Deus se manifesta. Que a sabedoria dessas passagens nos guie em nossa jornada de fé, moldando nossos corações, mentes e ações de acordo com a vontade de nosso Pai Celestial. E que nossas vidas reflitam o esplendor dos tesouros que investimos no céu.

(CLIQUE AQUI PARA A REFLEXÃO DO PRÓXIMO DIA: REFLEXÃO/HOMILIA DE SÁBADO – SOLENIDADE DE NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA)

Shalom!
© Pe. Chinaka Justin Mbaeri, OSJ
Paróquia Nossa Senhora de Loreto, Vila Medeiros, São Paulo.
nozickcjoe@gmail.com / fadacjay@gmail.com
___________________________________
PS: Você já rezou o seu terço hoje?

NEVER MISS AN UPDATE AGAIN.

Subscribe to latest posts via email.


Chinaka Justin Mbaeri

A staunch Roman Catholic and an Apologist of the Christian faith. More about him here.

View all posts
Subscribe
Notify of
guest

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x