REFLEXÃO/HOMILIA PARA A MEMÓRIA DE SÃO BENTO, ABADE (TERÇA-FEIRA DA DÉCIMA QUARTA SEMANA DO TEMPO COMUM)

O PODER TRANSFORMADOR DO ENCONTRO E O CHAMADO PARA IMITAR A CRISTO

Primeira Leitura: Gênesis 32,23-33
Salmo Responsorial: Sl 16(17),1-3,6-8
Leitura do Evangelho: Mateus 9,32-37
____________________________________

A festa de São Bento, Abade, nos convida a refletir sobre a profunda sabedoria e legado espiritual deste homem santo que dedicou sua vida à busca de Deus e ao cuidado das almas de seus discípulos. Ao mergulharmos nas leituras litúrgicas deste dia, podemos descobrir um tema central que ressoa com a vida e o exemplo de São Bento: o poder transformador do encontro e o chamado para imitar Cristo no serviço amoroso.

Na primeira leitura (Gênesis 32,23-33), encontramos Jacó lutando com um homem desconhecido até o amanhecer. Este encontro misterioso provoca uma transformação profunda em Jacó. Sua luta se torna uma metáfora para as lutas que enfrentamos em nossas próprias vidas, os momentos de incerteza e conflito que testam nossa fé e caráter. A perseverança de Jacó e sua recusa em desistir até receber uma bênção são simbólicas da determinação e da resiliência que caracterizaram a jornada de São Bento em direção à santidade. Bento enfrentou numerosos desafios e tentações, tanto de dentro como de fora, mas se agarrou firmemente à sua fé, buscando Deus com determinação inabalável.

O salmo responsorial [16(17),1-3, 6-8] ecoa o apelo do salmista por proteção e orientação de Deus diante da adversidade. Expressa uma profunda confiança no amor de Deus e o desejo de caminhar em Seus caminhos. São Bento, também, compreendia a importância de se entregar completamente à vontade de Deus. Sua Regra, um testemunho de sua visão espiritual, enfatizava a necessidade de humildade, obediência e uma vida de oração. Através dessas práticas, São Bento procurou alinhar sua própria vontade com a de Deus, transformando seu coração e levando outros a fazerem o mesmo.

A leitura do Evangelho (Mateus 9,32-37) apresenta Jesus como o curador compassivo que encontra aqueles em necessidade. Testemunhamos Seus milagres de cura e Sua proclamação da Boa Nova. O encontro de Jesus com o homem mudo, que foi libertado do domínio do mal e ganhou a capacidade de falar, exemplifica o poder transformador do encontro com Cristo. Da mesma forma, os encontros de São Bento com aqueles que buscavam sua orientação e mentoria tinham natureza transformadora. Através de suas palavras e ações, Bento levou outros a encontrar o amor e a misericórdia de Deus, promovendo mudanças duradouras em suas vidas.

Caros amigos em Cristo, São Bento compreendeu que o encontro com Deus e com os outros estão interligados. Ao encontrar Deus na oração e nas Escrituras, somos transformados e capacitados a encontrar os outros com amor e compaixão. Os próprios encontros de São Bento com Deus e com seus discípulos exemplificam essa verdade. São Bento, Abade, nos convida a imitar seu exemplo ao abraçar os encontros como um meio de transformação. Em nossos encontros com Deus através da oração, contemplação e sacramentos, nos abrimos à Sua graça e permitimos que Ele nos molde em vasos de Seu amor. Da mesma forma, em nossos encontros com os outros, somos chamados a imitar a compaixão e a misericórdia de Cristo, buscando curar, elevar e inspirar.

Ao celebrarmos a festa de São Bento, reflitamos sobre o poder transformador do encontro e o chamado para imitar Cristo. Que nós, como Jacó, perseveremos em nossas lutas, buscando a Deus com fé inabalável. Que nós, como São Bento, nos entreguemos à vontade de Deus, permitindo que Seu amor transforme nossos corações. E que nós, como Jesus, encontremos os outros com compaixão e serviço, nos tornando instrumentos de cura e reconciliação em nosso mundo. Através da intercessão de São Bento, que cresçamos em santidade e sejamos capacitados a promover encontros transformadores nas vidas daqueles que encontramos em nossa jornada de fé.

(CLIQUE AQUI PARA A REFLEXÃO DO PRÓXIMO DIA: REFLEXÃO/HOMILIA PARA QUARTA-FEIRA DA DÉCIMA QUARTA SEMANA DO TEMPO COMUM)

Shalom!
© Pe. Chinaka Justin Mbaeri, OSJ
Paróquia Nossa Senhora de Loreto, Vila Medeiros, São Paulo, Brasil
nozickcjoe@gmail.com / fadacjay@gmail.com
__________________________
Já rezaste o teu terço hoje?

NEVER MISS AN UPDATE AGAIN.

Subscribe to latest posts via email.


Chinaka Justin Mbaeri

A staunch Roman Catholic and an Apologist of the Christian faith. More about him here.

View all posts
Subscribe
Notify of
guest

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x