REFLEXÃO/HOMILIA PARA A MEMÓRIA DE SANTO ALFONSO MARIA DE’ LIGUORI, BISPO, DOUTOR E FUNDADOR DOS REDENTORISTAS

UMA VIDA TRANSFORMADA PELO AMOR DIVINO: SANTO ALFONSO MARIA DE’ LIGUORI

Primeira Leitura: Êxodo 33,7-11;34;5-9;28
Salmo Responsorial: Sl. 102(103),6-13
Leitura do Evangelho: Mateus 13,36-43
________________________________________

Nos anais do tempo, os fios do amor divino e da resposta humana são intricadamente entrelaçados para criar histórias notáveis de santos que deixaram uma marca indelével no mundo. Entre estas figuras luminosas encontra-se Santo Afonso Maria de Liguori, Bispo e Doutor da Igreja, cuja vida testemunha a força transformadora do amor de Deus. Hoje, ao comemorarmos a festa de Santo Afonso, somos convidados a mergulhar na vida deste notável santo e explorar o tema do amor divino e seu profundo impacto na existência humana. Ao percorrermos as leituras, discerniremos como a profunda compreensão de Santo Afonso sobre o amor divino moldou sua teologia e inspirou o trabalho de sua vida.

A primeira leitura do Êxodo (33,7-11; 34;5-9;28) narra o encontro entre Moisés e o Senhor no monte Sinai. Nesta troca poderosa, Moisés recebe o privilégio extraordinário de estar na presença de Deus. Este encontro reflete a essência do amor divino, onde o Todo-Poderoso revela sua verdadeira natureza como “um Deus misericordioso e gracioso, lento para a cólera e abundante em amor e fidelidade inabaláveis”. (Êxodo 34:6) Esses atributos profundos do amor de Deus estavam no cerne dos ensinamentos teológicos de Santo Afonso. Ele enfatizou a misericórdia ilimitada de Deus e Seu amor inabalável pela humanidade. Em seus escritos, especialmente “A Prática do Amor de Jesus Cristo” (no original italiano: “Pratica dell’amore verso Gesù Cristo”), Santo Afonso exaltou o conceito do amor divino como fonte da redenção e fonte de esperança para todos os que buscam o abraço de Deus.

O Salmo Responsorial (102/103,6-13) ecoa o tema do amor divino quando o salmista declara: “O Senhor é misericordioso e misericordioso, lento para a cólera e abundante em amor constante”. (Salmo 103:8) Essas palavras reverberam com o profundo entendimento de Santo Afonso sobre a compaixão e clemência de Deus. Através de suas obras, como “As Glórias de Maria” e “A Prática do Amor de Jesus Cristo”, Santo Afonso convidou os crentes a entrar em um relacionamento pessoal com o amor de Deus e experimentar o poder transformador de Sua misericórdia. Ele viu o amor divino como o remédio para a pecaminosidade humana, um amor que poderia curar até os corações mais feridos e trazer uma renovação espiritual.

O nosso Evangelho de Mateus (13,36-43) apresenta a parábola do joio e do trigo, onde Jesus revela a coexistência do bem e do mal no mundo até ao juízo final. Santo Afonso, em seus ensinamentos espirituais, enfatizou a realidade da fragilidade humana e da pecaminosidade. Ele reconheceu a presença de ervas daninhas nos campos dos corações humanos, mas orientou os crentes a se concentrarem em cultivar o trigo do amor e da graça de Deus. Santo Afonso enfatizou que o amor e o perdão de Deus estão sempre disponíveis, não importa a profundidade dos pecados. Assim como a passagem do Evangelho afirma que os justos brilharão como o sol no reino de seu Pai, Santo Afonso exortou as almas a buscar a santidade e a viver no esplendor do amor divino.

Ao longo de sua vida, Santo Afonso exemplificou o poder transformador do amor divino. Ele fundou a Congregação do Santíssimo Redentor (Redentoristas) para espalhar a mensagem do amor e misericórdia de Deus, particularmente entre os pobres e marginalizados. Ele viveu uma vida de abnegação e se dedicou ao serviço do povo de Deus. Os prolíficos escritos e reflexões teológicas de Santo Afonso continuam a inspirar e guiar inúmeras almas no caminho do amor divino e da renovação espiritual.

Queridos amigos em Cristo, a vida de Santo Afonso Maria de’ Liguori é um testemunho do poder transformador do amor divino. Sua profunda compreensão da misericórdia e compaixão de Deus moldou sua teologia e inspirou o trabalho de sua vida. Hoje, ao celebrarmos este grande Bispo e Doutor da Igreja, deixemo-nos inspirar pelo seu exemplo e mergulhemos nas profundezas do amor divino. Que possamos abraçar a misericórdia de Deus, buscar Seu perdão e permitir que Seu amor nos transforme, assim como aconteceu na vida de Santo Afonso. Pela intercessão deste grande santo, possamos crescer em santidade e nos tornarmos faróis do amor e da misericórdia de Deus em um mundo que tem sede do poder transformador do amor divino.

(CLIQUE AQUI PARA VER A REFLEXÃO DO PRÓXIMO DIA: REFLEXÃO/HOMILIA PARA QUINTA-FEIRA DA DÉCIMA SÉTIMA SEMANA DO TEMPO COMUM)

Shalom!
© Pe. Chinaka Justin Mbaeri, OSJ
Paróquia Nossa Senhora de Loreto, Vila Medeiros, São Paulo, Brasil
nozickcjoe@gmail.com / fadacjay@gmail.com

__________________________
Já rezaste o teu terço hoje?

NEVER MISS AN UPDATE AGAIN.

Subscribe to latest posts via email.


Chinaka Justin Mbaeri

A staunch Roman Catholic and an Apologist of the Christian faith. More about him here.

View all posts
Subscribe
Notify of
guest

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x