REFLEXÃO/HOMILIA PARA A FESTA DE SÃO TOMÉ APÓSTOLO E MÁRTIR

Ó ‘DÚVIDA NECESSÁRIA’ DE SÃO TOMÉ!

Primeira Leitura: Efésios 2,19-22
Salmo Responsorial: Sl. 116(117),1-2
Leitura do Evangelho: João 20,24-29
_______________________________________

A dúvida, muitas vezes vista de forma negativa, possui um valor intrínseco que pode ser explorado por meio de perspectivas filosóficas e teológicas. Algumas escolas filosóficas defendem o questionamento de todo conhecimento obtido por meio dos sentidos, enfatizando a dúvida como aspecto crucial na busca do conhecimento. Em um contexto teológico, a Sagrada Escritura retrata instâncias em que Deus tolera a dúvida e a utiliza como meio para que os indivíduos alcancem o conhecimento. Isso está de acordo com o provérbio persa que afirma que “a dúvida é a chave do conhecimento”. Portanto, a dúvida precede a aquisição do conhecimento e, no âmbito do cristianismo, a dúvida pode preceder a fé. É através do exemplo de São Tomé, o Apóstolo, que testemunhamos a dúvida se envolvendo com a fé, levando finalmente à sua profunda profissão de fé em Cristo como “meu Senhor e meu Deus”. Este encontro serve de fundamento à nossa fé, destacando o papel indispensável da dúvida.

Ao comemorarmos a festa de São Tomé, ela nos leva a avaliar e reafirmar nossa fé em Jesus Cristo. São Gregório Magno afirma que a dúvida de Tomé foi fundamental para fortalecer nossa fé. Por meio da dúvida de Tomé e dos subsequentes encontros com Jesus, nossas próprias mentes são libertadas da dúvida, permitindo-nos estabelecer-nos firmemente na fé. O Evangelho de São João, apresentado hoje, convida-nos a embarcar num caminho que conduz a uma experiência enriquecedora de fé em Jesus Ressuscitado. Jesus envolve Tomé num processo que atravessa a dúvida, conduzindo-o a um ato de fé definitivo, convidando-o a tocar fisicamente as suas chagas. Tomé, obediente à instrução de Jesus, chega a um ponto de convicção inabalável e exclama: “Meu Senhor e meu Deus!” A bem-aventurança proclamada por Jesus, “Bem-aventurados os que creram sem terem visto!”, dirige-se a nós que, através de um caminho de fé e entrega total, chegamos a um encontro profundo com Cristo ressuscitado. A primeira leitura enfatiza que, por meio desse encontro, nos tornamos “cidadãos como todos os santos e membros da família de Deus”. Em essência, nossas dúvidas envolvendo nossa fé nos permitem nos tornar partes integrantes de um edifício espiritual, com os apóstolos, profetas e o próprio Cristo como nossos alicerces.

Queridos amigos em Cristo, a dúvida tem significado porque nos incita a desafiar o ‘status quo,’ confrontar e vencer nossos medos, reavaliar nossas crenças para abraçar convicções mais profundas, refletir sobre nossas narrativas pessoais buscando vislumbres de esperança, fazer novas perguntas e buscar novos respostas. Da mesma forma, a resposta de Tomé à dúvida surgiu de sua vontade de contemplar as chagas e o Sagrado Coração de Jesus, levando a sua profunda expressão de fé como “Meu Senhor e meu Deus!” Que nossa contemplação do símbolo mais pungente do amor de nosso Salvador nos inspire a cultivar uma fé resoluta, inabalável, robusta e evangelística. Acima de tudo, reconheçamos que Tomé, apesar de suas dúvidas, tomou uma decisão consciente de passar da dúvida à fé, do ceticismo à confiança e do medo ao corajoso compromisso do martírio pelas crenças que havia abraçado.

(CLIQUE AQUI PARA VER A REFLEXÃO DO PRÓXIMO DIA: REFLEXÃO/HOMILIA PARA TERÇA-FEIRA DA DÉCIMA TERCEIRA SEMANA DO TEMPO COMUM)

Shalom!
© Pe. Chinaka Justin Mbaeri, OSJ
Paróquia Nossa Senhora de Loreto, Vila Medeiros, São Paulo, Brasil
nozickcjoe@gmail.com / fadacjay@gmail.com

__________________________
Já rezaste o teu terço hoje?

NEVER MISS AN UPDATE AGAIN.

Subscribe to latest posts via email.


Chinaka Justin Mbaeri

A staunch Roman Catholic and an Apologist of the Christian faith. More about him here.

View all posts
Subscribe
Notify of
guest

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x

Discover more from Fr. Chinaka's Media

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading