REFLEXÃO/HOMILIA PARA A FESTA DE SÃO TIAGO, APÓSTOLO

DE VASOS FRÁGEIS A TESTEMUNHAS RADIANTES: ABRAÇANDO OS EXEMPLOS DE SÃO TIAGO

Primeira Leitura: 2 Coríntios 4,7-15
Salmo Responsorial: Sl. 125(126),1-6
Leitura do Evangelho: Mateus 20,20-28
____________________________________

Na festa de São Tiago Apóstolo, somos chamados a embarcar em uma viagem profunda pelos corredores da história para encontrar um homem de fé notável, cuja vida e exemplos continuam a inspirar e desafiar os crentes através dos tempos. Tiago, irmão de João, estava entre os poucos privilegiados que caminharam ao lado de Jesus durante Seu ministério terreno, testemunhando os milagres, ensinamentos e profundos mistérios do reino de Deus. Sua jornada como discípulo ilumina o caminho do serviço abnegado, da humildade e do poder transformador do encontro com Cristo. À medida que nos aprofundamos nas leituras do dia, descobrimos a sabedoria atemporal incorporada na jornada de discipulado de São Tiago. Seu compromisso inflexível com Cristo e sua devoção abnegada em servir aos outros nos oferecem um modelo para uma vida cristã autêntica. Em outras palavras, as leituras convergem para pintar um retrato de um homem que exemplifica a essência do verdadeiro discipulado – uma vida derramada a serviço dos outros e iluminada pelo poder transformador do amor de Cristo.

A partir da primeira Leitura (2 Coríntios 4, 7-15), as palavras de São Paulo ressoam profundamente na vida de São Tiago, que, como todo discípulo cristão, é comparado a um “vaso de barro” que carrega um tesouro precioso – a luz de Cristo. Diante das provações e desafios, São Tiago testemunhou a resiliência da fé e o poder transformador da presença de Cristo dentro dele. Como apóstolo, ele enfrentou dificuldades e perseguições, mas sua convicção inabalável na missão salvífica de Cristo o capacitou a suportar e perseverar. São Tiago nos ensina que a verdadeira grandeza não está na auto-engrandecimento, mas em abraçar a humildade de ser um vaso através do qual o amor e a graça de Cristo fluem para os outros.

Da mesma forma, no Salmo Responsorial (Sl 125/126, 1-6), ouvimos o canto poético do salmista, que ecoa a alegria e a maravilha do retorno dos israelitas do exílio, uma profunda libertação e restauração pela mão de Deus. Este salmo espelha o caminho espiritual de São Tiago, que experimentou uma libertação transformadora da alma através do encontro com Cristo. Como os israelitas, ele foi liberto das correntes da ignorância e das trevas, abraçando a mensagem da salvação com alegria exultante. A vida de São Tiago incorpora a verdade de que, quando plantamos sementes de devoção e serviço, colheremos uma colheita de abundantes bênçãos do Senhor. Ao celebrar a sua festa, somos convidados a regozijar-nos na bondade da providência de Deus e a colocar a nossa esperança e confiança nas suas promessas infalíveis.

E percorrendo a leitura do Evangelho (Mateus 20,20-28), vemos a mãe de Tiago e João que se aproxima de Jesus com um pedido para que seus filhos se sentem à sua direita e esquerda em seu reino. Este apelo ambicioso reflete a inclinação humana de buscar poder e prestígio. No entanto, em resposta, Jesus ensinou a eles e a todos os Seus discípulos que a verdadeira grandeza está no serviço humilde e no auto-sacrifício. Esta poderosa mensagem reflete a essência do apostolado de São Tiago. Ele seguiu o exemplo de Cristo, tornando-se um servo de todos e, finalmente, bebendo do cálice do Senhor dando sua vida por causa do Evangelho. A festa de São Tiago desafia-nos a examinar as nossas próprias ambições e aspirações, inspirando-nos a imitar a sua abnegação e dedicação ao serviço de Deus e dos outros.

Queridos amigos em Cristo, a festa de São Tiago, o Apóstolo, convida-nos a caminhar ao lado desta figura notável e colher inestimáveis conhecimentos da sua vida de fé. No espírito da Primeira Leitura, somos chamados a reconhecer o tesouro de Cristo que habita em nós, iluminando a nossa vida e capacitando-nos para enfrentar qualquer adversidade. Através da lente do Salmo Responsorial, encontramos encorajamento para semear sementes do Evangelho em lágrimas, confiando que o poder transformador de Cristo trará uma colheita abundante de alegria. A leitura do Evangelho nos desafia a abraçar o chamado à liderança servidora, dedicando-nos abnegadamente ao serviço de Deus e dos outros.

Nesta festa de São Tiago, somos cativados pela luz brilhante de sua vida apostólica. Ele nos ensina que a verdadeira grandeza não está em buscar posições de honra e poder, mas em carregar humildemente o tesouro do amor de Deus dentro de nossos frágeis corações. A fé e a devoção inabaláveis de São Tiago nos lembram o poder transformador do encontro com Cristo, que liberta e restaura nossas almas. Enquanto caminhamos nesta peregrinação terrena, prestemos atenção às profundas lições de serviço abnegado, alegre confiança na providência de Deus e a aceitação da fraqueza como um vaso para a graça divina. Ao fazer isso, nos tornamos testemunhas vivas da luz de Cristo, brilhando intensamente em um mundo que anseia pelo amor radiante e pela misericórdia de nosso Senhor e Salvador.

(CLIQUE AQUI PARA A REFLEXÃO DO PRÓXIMO DIA: REFLEXÃO/HOMILIA PARA A MEMÓRIA DOS SANTOS JOAQUIM E ANA, PAIS DA SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA)

Shalom!
© Pe. Chinaka Justin Mbaeri, OSJ
Paróquia Nossa Senhora de Loreto, Vila Medeiros, São Paulo, Brasil
nozickcjoe@gmail.com / fadacjay@gmail.com

__________________________
Já rezaste o teu terço hoje?

NEVER MISS AN UPDATE AGAIN.

Subscribe to latest posts via email.


Chinaka Justin Mbaeri

A staunch Roman Catholic and an Apologist of the Christian faith. More about him here.

View all posts
Subscribe
Notify of
guest

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x

Discover more from Fr. Chinaka's Media

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading