REFLEXÃO PARA QUINTA FEIRA DA QUARTA SEMANA DA PÁSCOA

Primeira Leitura: At 13,13-25
Salmo Responsorial: Sl 88
Evangelho: Jo 13,16-20

_____________________________________________

No final da primeira leitura de hoje, João Batista foi citado pelo Lucas, dizendo: ‘Depois de mim vem aquele do qual nem mereço desamarrar as sandálias’. Naqueles dias, era a tarefa do escravo desamarrar as sandálias de seu mestre. João Batista declarou que não era digno de realizar a tarefa do escravo de Jesus, porque Jesus é muito maior do que ele.

O evangelho de hoje começa com Jesus lavando os pés de seus discípulos. Aqui, Jesus realizou a tarefa do escravo, lavando os pés de seus dicípulos. João sabia que não era digno a servir a Jesus mesmo como escravo, mas Jesus serviu seus discípulos como escravo. Vemos aqui,  os gestos de humilda na parte dos dois. Mais importante, aqui, vemos o Verbo feito carne se comportando como fosse escravo de seus discípulos. Foi um ato extraordinário de amor e humilde de se esvaziar e se doar. Agindo assim, Jesus antecipou sua ação de auto-esvaziamento e doação no próximo dia, quando ele deu a vida na cruz por todos.

É esse ato de auto-esvaziamento na cruz que celebramos em toda celebração Eucarística em que ele está presente a nós sacramentalmente. Como diz São Paulo, todas as vezes que comemos deste pão e bebemos deste cálice, anunciamos a morte do Senhor até que ele venha. Ao lavar os pés de seus discípulos, ao doar a vida por eles e por todos, o que Paulo chama de “a mente de Cristo” é revelado a nós.

Portanto, sempre que celebramos a Eucaristia, celebramos a ‘mente de Cristo’ e somos convidados a assumir essa mente de Cristo mais plenamente, para nos tornarmos mais parecidos com ele. Como Jesus diz no final do evangelho de hoje , ‘quem recebe aquele que eu enviar, recebe a mim’. Jesus quer chegar aos outros através de cada um de nós.

Shalom!
© Fr. Chinaka Justin Mbaeri, OSJ
Paroquia Nossa Senhora de Fatima, Vila Sabrina, São Paulo, Brazil
nozickcjoe@gmail.com / fadacjay@gmail.com
+5511983250125

NEVER MISS AN UPDATE AGAIN.

Subscribe to latest posts via email.

Chinaka Justin Mbaeri

A staunch Roman Catholic and an Apologist of the Christian faith.

View all posts
Subscribe
Notify of
guest

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x