COMO ANTÔNIO, SOMOS CHAMADOS A BRILHAR COMO UM FAROL DE LUZ NO MUNDO
Primeira Leitura: 2 Coríntios 1,18-22
Salmo Responsorial: Sl. 118(119),129-133,135
Leitura do Evangelho: Mateus 5,13-16
____________________________
As leituras de hoje servem como um lembrete de nossa responsabilidade de servir fiel e eficazmente como embaixadores do amor e da verdade de Cristo. Eles nos encorajam a considerar a vida e o legado de Santo Antônio de Pádua, que exemplificou essas virtudes que continuam a nos motivar agora.
Na primeira leitura, São Paulo fala da fidelidade e confiabilidade de Deus em manter Suas promessas. Ele assegura aos coríntios que o “Sim” de Deus para nós por meio de Cristo é sólido e inabalável. Somos chamados a imitar a fidelidade de Deus em nossas próprias vidas como seguidores de Cristo. Não é de admirar que nosso santo do dia (Santo Antônio de Pádua) tenha sido um excelente exemplo dessa fidelidade por causa de sua dedicação em compartilhar o Evangelho e ajudar o povo de Deus. Ele respondeu ao convite de seguir fielmente a Cristo e pregar o Evangelho da misericórdia e do amor de Cristo.
Na tentativa de imitar os exemplos de Santo Antônio na pregação do Evangelho, devemos também dar bons exemplos irradiando nossa luz e mostrando aos outros o caminho, como Jesus nos convida a fazer na leitura do evangelho de hoje. Aqui, Jesus chama Seus discípulos para serem o sal da terra e a luz do mundo. Ele os desafia a viver de uma maneira que reflita o amor, a verdade e a bondade de Deus. Santo Antônio de Pádua abraçou este chamado de todo o coração. A sua vida foi um farol de luz, resplandeceu com o amor de Cristo, e as suas palavras foram temperadas com a sabedoria do Evangelho. Tornou-se conhecido pela sua eloquência e capacidade de tocar o coração das pessoas através da sua pregação. Santo Antônio nos lembra que também nós somos chamados a ser sal e luz no mundo, impactando os outros com o amor e a verdade de Cristo.
Queridos amigos em Cristo, rezemos pela graça de imitar a lealdade de Santo Antônio de Pádua, o amor pela Palavra de Deus e a capacidade de ser testemunha do amor de Cristo enquanto refletimos sobre as leituras e sua vida. Que nos esforcemos para ser discípulos obedientes, deixando que a verdade de Deus brilhe através de nós em nossas palavras e ações. Que nós, como Santo Antônio, sirvamos de exemplos e fontes de esperança para os outros, levando-os a uma conexão mais próxima com Deus. Que possamos contribuir genuinamente para o mundo como sal e luz, oferecendo sabor, preservação e iluminação a todos com quem entramos em contato.
(CLIQUE AQUI PARA A REFLEXÃO DO PRÓXIMO DIA: REFLEXÃO/HOMILIA PARA QUARTA-FEIRA DA DÉCIMA SEMANA DO TEMPO COMUM)
Shalom!
© Pe. Chinaka Justin Mbaeri, OSJ
Paróquia Nossa Senhora de Loreto, Vila Medeiros, São Paulo.
nozickcjoe@gmail.com / fadacjay@gmail.com
___________________________________
PS: Você já rezou o seu terço hoje?