REFLEXÃO/HOMILIA PARA TERÇA-FEIRA DA DÉCIMA PRIMEIRA SEMANA DO TEMPO COMUM

O CHAMADO PARA AMAR E SERVIR AOS OUTROS COM GENEROSIDADE, COMPAIXÃO E AMOR INCONDICIONAL.

Primeira Leitura: 2 Coríntios 8,1-9
Salmo Responsorial: Sl. 145(146),2,5-9
Leitura do Evangelho: Mateus 5,43-48
________________________________

Num mundo muitas vezes marcado pelo interesse próprio e pela divisão, há um chamado que ecoa através dos tempos: um chamado para amar e servir ao próximo com generosidade, compaixão e amor incondicional. É um chamado que transcende fronteiras, abraça a diversidade e reconhece o valor e a dignidade inerentes a cada ser humano. Este chamado nos convida a superar nossas próprias necessidades e desejos, estendendo a mão aos necessitados e cultivando um espírito de abnegação e bondade. No centro deste chamado está a profunda compreensão de que estamos todos interconectados, unidos por nossa humanidade compartilhada. Quando respondemos a esse chamado, abrimos nossos corações para as necessidades e lutas dos outros, reconhecendo que sua alegria e bem-estar estão intimamente ligados aos nossos. Nós nos libertamos dos limites estreitos da vida egocêntrica e adotamos uma perspectiva mais ampla – uma que busca elevar e apoiar nossos semelhantes. Assim, as leituras de hoje nos convidam a amar e servir os outros com generosidade, compaixão e amor incondicional.

Na primeira leitura de 2 Coríntios 8,1-9, ouvimos o encorajamento de Paulo aos coríntios para se destacarem no ato de dar. Ele elogia a generosidade das igrejas da Macedônia e exorta os coríntios a imitar seu exemplo. A passagem enfatiza a ideia de doação sacrificial, pois Paulo faz referência à pobreza das igrejas da Macedônia e à abnegação que elas demonstravam em contribuir para as necessidades dos outros. Aqui, somos chamados a abraçar o espírito de generosidade e a servir os outros com amor, refletindo a doação altruísta de Cristo. De maneira semelhante, o Salmo 145(146),2,5-9 de hoje (um salmo de louvor e confiança na fidelidade de Deus) fala do amor inabalável de Deus e do cuidado por toda a criação. O salmista celebra a compaixão, a justiça e a provisão de Deus para os oprimidos, famintos e oprimidos. Aqui, somos encorajados a continuar confiando no amor infalível de Deus e encontrar consolo em Seu cuidado, destacando a importância de confiar na firmeza de Deus e estender esse mesmo amor aos outros. Da mesma forma, no Evangelho de hoje segundo Mateus (5,43-48), vemos uma parte do ensinamento de Jesus sobre amar os inimigos. Nesta passagem, Jesus desafia Seus seguidores a ir além das normas sociais e estender amor e perdão até mesmo para aqueles que os maltratam ou se opõem a eles. Ele enfatiza o chamado radical para amar incondicionalmente, assim como Deus faz, sem distinção entre amigos e inimigos. Portanto, devemos cultivar um coração de compaixão e perdão para com todos, refletindo o perfeito amor de Deus.

Queridos amigos em Cristo, ao responder ao chamado para amar e servir aos outros com generosidade, compaixão e amor incondicional, nos tornamos agentes de transformação em um mundo que anseia por unidade e compreensão. Nossas ações, por menores que sejam, têm o poder de tocar vidas e inspirar mudanças. Temos a oportunidade de criar um efeito cascata de bondade que pode abranger gerações, deixando um legado de amor e compaixão. Portanto, vamos atender ao chamado. Vamos sair de nossas zonas de conforto e abraçar a beleza inerente e o valor de cada ser humano. Por meio de nossa generosidade, compaixão e amor incondicional, temos o poder de criar um mundo mais justo, mais compassivo e mais conectado. Juntos, vamos atender ao chamado e nos tornar faróis de luz e amor em um mundo que precisa desesperadamente deles.

(CLIQUE AQUI PARA A REFLEXÃO DO PRÓXIMO DIA: REFLEXÃO/HOMILIA PARA QUARTA-FEIRA DA DÉCIMA PRIMEIRA SEMANA DO TEMPO COMUM)

Shalom!
© Pe. Chinaka Justin Mbaeri, OSJ
Paróquia Nossa Senhora de Loreto, Vila Medeiros, São Paulo.
nozickcjoe@gmail.com / fadacjay@gmail.com
___________________________________
PS: Você já rezou o seu terço hoje?

NEVER MISS AN UPDATE AGAIN.

Subscribe to latest posts via email.


Chinaka Justin Mbaeri

A staunch Roman Catholic and an Apologist of the Christian faith. More about him here.

View all posts
Subscribe
Notify of
guest

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x

Discover more from Fr. Chinaka's Media

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading