REFLEXÃO/HOMILIA PARA SEGUNDA FEIRA DA QUINTA SEMANA DA PÁSCOA

1ª Leitura – At 14,5-18

Salmo – Sl 113 B, 1-2. 3-4. 15-16 (R. 1)

Evangelho – Jo 14,21-26

____________________________________

Quando Paulo estava falando com os pagãos na primeira leitura de hoje, ele disse a eles que o Deus vivo não lhes deixou sem evidência de si mesmo nas coisas boas que fazia por eles, como chuva abundante, crescimento de colheitas e comida suficiente. Podemos também reconhecer a presença do Deus vivo nas coisas boas de nossas próprias vidas, especialmente nos dias em que temos tantas coisas não tão boas para lidar. Mesmo no meio da luta e da perda, coisas boas podem ser encontradas, e todas essas coisas boas são pequenas lembranças da presença do Deus vivo.

A Coisa realmente boa em nossas vidas que o Deus vivo nos deu é seu próprio Filho, Jesus Cristo. Na leitura do evangelho, Jesus fez uma declaração extraordinária de que, se o amamos, ele e seu Pai celestial virão a nós e farão seu lar conosco.

Este é um momento em que muitas pessoas não podem ir à igreja, que consideramos a casa de Deus. No entanto, Jesus está nos lembrando que cada um de nós pode se tornar uma igreja, no sentido de que Deus e seu Filho podem morar em nós. Cada um de nós pode se tornar a casa de Deus. É através do Espírito Santo que Jesus e Deus Pai moram em nós.

No final da leitura do evangelho, Jesus disse que Deus Pai nos enviará o Advogado, o Espírito Santo, para nos lembrar de tudo o que Jesus nos disse. Em uma de suas cartas, Paulo se refere aos batizados como templos do Espírito Santo. É bom nos perguntar hoje: ‘Penso em mim como um lar para Deus e Jesus, como um templo do Espírito Santo?’ ‘Quando penso em mim dessa maneira, qual impacto isso tem para mim? No outro lugar do evangelho de João, Jesus sugere que essa consciência possa nos trazer uma paz que o mundo não pode dar.

Shalom!
© Fr. Chinaka Justin Mbaeri, OSJ
Paroquia Nossa Senhora de Fatima, Vila Sabrina, São Paulo, Brazil
nozickcjoe@gmail.com / fadacjay@gmail.com

NEVER MISS AN UPDATE AGAIN.

Subscribe to latest posts via email.


Chinaka Justin Mbaeri

A staunch Roman Catholic and an Apologist of the Christian faith.

View all posts
Subscribe
Notify of
guest

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x