REFLEXÃO/HOMILIA PARA BV. INÁCIO DE AZEVEDO PRESBÍTERO E COMPANHEIROS MÁRTIRES, MEMÓRIA (SEGUNDA-FEIRA DA 15ª SEMANA DO TEMPO COMUM)

ABRAÇAR A ESPADA DA PERSEGUIÇÃO POR CAUSA DE CRISTO

Primeira Leitura: Êxodo 1,8-14;22
Salmo Responsorial: Sl. 123(124)
Leitura do Evangelho: Mateus 10,34-11:1
____________________________________

Nas profundezas do nosso chamado cristão, encontramos uma verdade paradoxal, uma verdade que nos convida a abraçar a espada da perseguição por amor a Cristo. Neste contexto, podemos nos inspirar e aprender com o exemplo do Bem-Aventurado Inácio de Azevedo, Presbítero, e seus companheiros mártires, cujas vidas testemunharam coragem inabalável em face da adversidade.

Assim como os israelitas no antigo Egito sofreram sob a opressão de Faraó, Inácio de Azevedo e seus companheiros também enfrentaram perseguições e dificuldades em sua missão evangelizadora. No entanto, assim como os israelitas perseveraram na fé, Inácio e seus companheiros enfrentaram a espada da perseguição com determinação e confiança em Deus.

O salmista de hoje também expressa sua confiança na misericórdia e graça de Deus diante da perseguição. E é essa mesma confiança que moldou o testemunho corajoso do Bem-Aventurado Inácio e seus companheiros, mesmo em meio às ameaças e dificuldades.

Ao refletirmos sobre as palavras de Jesus no Evangelho de hoje, que fala da divisão e conflito causados pela espada da perseguição, podemos perceber como Inácio de Azevedo e seus companheiros também enfrentaram desafios e questionamentos em seu compromisso com Cristo. A decisão de seguir Jesus muitas vezes exigia sacrifício e deixar para trás laços familiares e sociais, mas eles permaneceram fiéis a seu chamado.

Neste paradoxo, encontramos a beleza profunda de abraçar a espada da perseguição por amor a Cristo. A vida e o martírio do Bem-Aventurado Inácio e seus companheiros nos mostram que, nas provações, nossa fé é forjada e nosso caráter é refinado. Ao abraçar a espada da perseguição, eles se tornaram testemunhas corajosas do poder transformador da fé firme e da devoção inabalável.

Que ao olharmos para o exemplo do Bem-Aventurado Inácio de Azevedo e seus companheiros mártires, encontremos inspiração para abraçar a espada da perseguição em nossas próprias vidas. Que possamos enfrentar as dificuldades com coragem, confiando na misericórdia e graça de Deus. Assim como eles, sejamos instrumentos de amor e portadores de luz, testemunhando a esperança que surge do compromisso inabalável com Cristo. Que a memória do Bem-Aventurado Inácio de Azevedo e seus companheiros mártires continue a nos inspirar a seguir adiante, firmes na fé e determinados a abraçar a espada da perseguição por amor a Cristo.

(CLIQUE AQUI PARA A REFLEXÃO DO PRÓXIMO DIA: REFLEXÃO/HOMILIA PARA TERÇA-FEIRA DA DÉCIMA QUINTA SEMANA DO TEMPO COMUM)

Shalom!
© Pe. Chinaka Justin Mbaeri, OSJ
Paróquia Nossa Senhora de Loreto, Vila Medeiros, São Paulo, Brasil
nozickcjoe@gmail.com / fadacjay@gmail.com

__________________________
Já rezaste o teu terço hoje?

NEVER MISS AN UPDATE AGAIN.

Subscribe to latest posts via email.


Chinaka Justin Mbaeri

A staunch Roman Catholic and an Apologist of the Christian faith. More about him here.

View all posts
Subscribe
Notify of
guest

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x

Discover more from Fr. Chinaka's Media

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading