REFLEXÃO/HOMILIA PARA QUARTA-FEIRA NA SEXTA SEMANA DA PÁSCOA

1ª Leitura – At 17,15.22 – 18,1
Salmo – Sl 148, 1-2. 11-12ab. 12c-14a. 14bcd
Evangelho – Jo 16,12-15
____________________________________

O livro dos Atos dos Apóstolos sugere que Paulo tinha um dom para adaptar sua pregação à sua audiência. Ao pregar aos judeus, ele citava regularmente as Escrituras Judaicas.

Na primeira leitura de hoje do livro dos Atos dos Apóstolos, encontramos o Paulo pregando na cidade de Atenas no Areópago. Eles eram pagãos iluminados. O Paulo utilizou a ideia de um altar com a inscrição: ‘Ao Deus desconhecido,’ para pregar o  Evangelho de Jesus. Ele passou a dizer-lhes que esse Deus desconhecido já se revelou e fez-se conhecido na vida, morte, e ressurreição de Jesus. Como cristãos, reconhecemos Jesus como aquele que fez Deus conhecido. No primeiro capítulo do evangelho de João, lemos: “Ninguém jamais viu Deus. O Filho único, que está no seio do Pai, foi quem o revelou” (Jo. 1,18). Quando chegamos a conhecer a Jesus, conhecemos a Deus Pai também.

No entanto, nunca chegamos a conhecer Jesus completamente nesta vida. Estamos sempre numa busca para conhecê-lo. Esse Jesus, que nunca alcançamos plenamente nesta vida, não é tanto um conhecimento intelectual quanto um conhecimento do coração. Isto é, estamos sempre no caminho a conhecer Jesus além do nosso esforço.  Foi por isso que Jesus diz na leitura do evangelho de hoje que “Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. Se Jesus nos faz conhecer a Deus, o Espírito Santo nos faz conhecer também. Ele nos conduz à plena verdade. Lembramos que foi Jesus que falou de si mesmo: ‘Eu sou a verdade’.

Todos os dias, o Espírito Santo age para nos conduzir nessa jornada em direção a Jesus, a verdade completa, se o permitirmos. É o Espírito Santo que torna tangível o amor de Jesus por nós, e é o Espírito Santo que nos move em direção ao amor de Jesus que nos leva a conhecê-lo cada vez mais plenamente.

Shalom!
© Fr. Chinaka Justin Mbaeri, OSJ
Paroquia Nossa Senhora de Fatima, Vila Sabrina, São Paulo, Brazil
nozickcjoe@gmail.com / fadacjay@gmail.com

NEVER MISS AN UPDATE AGAIN.

Subscribe to latest posts via email.

Chinaka Justin Mbaeri

A staunch Roman Catholic and an Apologist of the Christian faith.

View all posts
Subscribe
Notify of
guest

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x