REFLEXÃO/HOMILIA PARA A SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

O AMOR INCONDICIONAL E O PODER TRANSFORMADOR DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Primeira Leitura: Deuteronômio 7,6-11
Salmo Responsorial: Sl. 102(103),1-4,6-8,10
Segunda Leitura: 1 João 4,7-16
Leitura do Evangelho: Mateus 11,25-30
____________________________

O coração, tanto um órgão físico quanto um símbolo de amor e compaixão, tem um profundo significado na compreensão humana. É um vaso que bombeia sangue vivificante por todo nosso corpo, sustentando nossa existência. Mas além de sua função biológica, o coração há muito é reverenciado como a sede das emoções e o cerne do nosso ser. Celebrando a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, somos convidados a contemplar as profundezas do amor divino que brota do coração de Cristo. Esta festa nos convida a refletir sobre a imensurável compaixão e misericórdia que emanam do Sagrado Coração, lembrando-nos do amor sem limites que Deus tem por cada um de nós. É uma celebração que nos convida a abrir nossos corações e receber o poder transformador do amor de Cristo, permitindo que permeie todos os aspectos de nossas vidas. Assim, somos chamados a encontrar o coração do próprio Deus, um coração que pulsa com um amor tão profundo que pode curar, restaurar e nos colocar em comunhão com Ele. Não é de admirar que todas as três leituras de hoje falem sobre o nosso Deus que nos “cora” (ama) tanto.

Na primeira leitura do Livro do Deuteronômio (7,6-11), somos lembrados do amor da aliança de Deus por Seu povo escolhido. O Senhor declara: “Não foi porque vocês eram mais numerosos do que qualquer outro povo que o Senhor colocou Seu coração em vocês e os escolheu, pois vocês eram o menor de todos os povos. Mas é porque o Senhor vos ama”. Assim como o amor de Deus por Seu povo não foi baseado em seus méritos, o amor de Jesus por nós também é incondicional. O coração de Jesus bate com amor sem limites por cada um de nós, independentemente de nossas falhas ou pecados. Somos escolhidos e amados por Ele, não porque merecemos, mas porque Seu amor não conhece limites. O salmista no Salmo 102 (103) se regozija na misericórdia e compaixão de Deus. “O Senhor é bondoso e misericordioso, lento para a cólera e rico em compaixão.” O Sagrado Coração de Jesus incorpora esses atributos divinos. É em Seu coração que encontramos consolo, cura e perdão. O coração de Jesus está aberto para nos receber, nos abraçar e derramar seu amor sobre nós. Ele deseja curar nossos corações feridos e nos colocar em comunhão com Seu coração misericordioso e amoroso. Num nexo, a nossa segunda leitura da Primeira Carta de João (4,7-16), encontramos a verdade fundamental de que Deus é amor. “Amados, amemo-nos uns aos outros porque o amor vem de Deus; todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus”. Esta passagem nos lembra que o amor que somos chamados a compartilhar uns com os outros tem sua origem no próprio Deus. Da mesma forma, na leitura do Evangelho de Mateus (11:25-30), Jesus diz estas palavras reconfortantes: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim; pois sou manso e humilde de coração”. Estas palavras revelam o coração terno e compassivo de Jesus. É Ele que nos oferece consolo e repouso, sobretudo nos momentos de cansaço e de peso. Seu coração é o santuário onde encontramos refúgio e paz, o lugar onde nossas preocupações e ansiedades encontram alívio. No coração de Jesus encontramos o modelo perfeito de humildade e mansidão, qualidades que somos chamados a cultivar em nossas próprias vidas.

Queridos amigos, o Sagrado Coração de Jesus é a fonte do amor e o manancial da Misericórdia. Portanto, sendo o emblema do amor, a devoção ao Sagrado Coração de Jesus é naturalmente definida. Não foi por amor à humanidade que Cristo sofreu e morreu? Não foi toda a sua vida interior, ainda mais do que a sua vida exterior, dominada por este amor? Em outras palavras, este é o coração que nos amou, sofreu por nós, passou pela morte; um coração trespassado por uma lança no seu lado, do qual jorrou “sangue e água” (cf. Jo 19, 34). O Sagrado Coração é freqüentemente representado na arte cristã (veja a imagem acima) como um coração flamejante brilhando com luz divina, perfurado pela ferida da lança, cercado pela coroa de espinhos, encimado por uma cruz e sangrando. Às vezes, a imagem é mostrada brilhando no seio de Cristo com suas mãos feridas apontando para o coração. As chagas e a coroa de espinhos aludem à forma da morte de Jesus, enquanto o fogo representa o poder transformador do amor divino. Portanto, é pertinente notar que o amor que brota do Sagrado Coração de Jesus não é um mero sentimento ou emoção. É um amor que se sacrifica, se doa e transforma. É um amor que nos chama a amar uns aos outros como Jesus nos amou. É um amor que nos desafia a ir além de nossas zonas de conforto, para alcançar os marginalizados, os esquecidos e os quebrados. É um amor que nos obriga a perdoar, reconciliar e construir pontes de unidade. Ao celebrarmos a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, reservemos um momento para refletir sobre o imenso amor que brota de Seu coração. Abramos nossos corações para receber este amor e deixemos que ele nos transforme.

Emulemos o Sagrado Coração de Jesus estendendo a misericórdia, o perdão e a compaixão a quem encontrarmos, e devemos nos esforçar para reparar este Sagrado Coração que tanto amou e sofreu por nós; pelas feridas e sofrimentos que suportou, etc., buscando sempre consolo, inspiração e consolo no Sagrado Coração de Jesus. Que o Sagrado Coração de Jesus seja nossa fonte de inspiração, conforto e força enquanto nos esforçamos para amar uns aos outros e viver como discípulos de Cristo, e viver em união com Ele agora e sempre. Amém.

(CLIQUE AQUI PARA VER A REFLEXÃO DO PRÓXIMO DIA: REFLEXÃO/HOMILIA PARA A MEMÓRIA DO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA)

Shalom!
© Pe. Chinaka Justin Mbaeri, OSJ
Paróquia Nossa Senhora de Loreto, Vila Medeiros, São Paulo.
nozickcjoe@gmail.com / fadacjay@gmail.com
___________________________________
PS: Você já rezou o terço hoje?

 

NEVER MISS AN UPDATE AGAIN.

Subscribe to latest posts via email.


Chinaka Justin Mbaeri

A staunch Roman Catholic and an Apologist of the Christian faith. More about him here.

View all posts
Subscribe
Notify of
guest

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x