REFLEXÃO/HOMILIA PARA A MEMÓRIA DE SÃO MAXIMILIANO KOLBE, SACERDOTE E MÁRTIR

MAXIMILIAN KOLBE E SUA VIDA ALTRUÍSTA

Primeira Leitura: Deuteronômio 10,12-22
Salmo Responsorial: Sl. 147,12-15;19-20
Leitura do Evangelho: Mateus 17,22-27
________________________________________

São Maximiliano Kolbe, figura resoluta na trajetória histórica cristã, surgiu como a personificação do amor, da compaixão e do compromisso total com Cristo. Comemorando sua vida e seu legado, somos convidados a mergulhar nas leituras de hoje para compreender sua caminhada resoluta a serviço de Deus e da humanidade.

A Primeira Leitura apresenta-nos a exortação a temer o Senhor e a caminhar nos seus caminhos. Isso se relaciona profundamente com a vida e os exemplos de São Maximiliano Kolbe. Seu comentário total a Cristo e à humanidade foi resoluto, refletindo o chamado para amar o Senhor com todo o coração e alma. Assim como Moisés enfatizou o cuidado de Deus com os vulneráveis, as ações de São Maximiliano testemunharam o poder do altruísmo. Sua escolha de dar a vida por um companheiro de prisão em Auschwitz revela o mesmo espírito de compaixão retratado nesta passagem. Consequentemente, a celebração do salmista do favor de Deus sobre Jerusalém e Seu toque curador encontra uma reflexão pungente na vida de São Maximiliano Kolbe. Como o Senhor que cura os de coração partido, o compromisso de Kolbe em servir seus companheiros de prisão e oferecer consolo em meio ao sofrimento exemplifica de forma pungente o amor de Deus em ação. Sua vida agora reflete o salmo de restauração, ilustrando os temas de cura e renovação encontrados nesses versículos. E no Evangelho, ouvimos a predição de Jesus sobre Sua própria morte e ressurreição, uma precursora de Seu sacrifício final pela humanidade. A vida de São Maximiliano Kolbe é paralela a esta narrativa, pois ele voluntariamente abraçou a cruz do auto-sacrifício. Suas ações ecoam o chamado de Cristo para transcender as preocupações terrenas e servir aos outros desinteressadamente. Em seu sacrifício final, a vida de Kolbe tornou-se uma aliança viva com a mensagem do Evangelho de se doar pelo bem dos outros, espelhando a essência desta passagem do Evangelho.

Queridos amigos em Cristo, ao contemplar a vida de São Maximiliano Maria Kolbe pelas lentes das leituras de hoje do Deuteronômio, dos Salmos e do Evangelho de Mateus, encontramos uma justaposição de fé, amor e coragem. Ao nos lembrarmos dele hoje, podemos imitar seu espírito resiliente e altruísta, reconhecendo que nossas vidas podem ser transformadas em personificações do amor de Cristo, ao vivermos as lições ensinadas por Cristo e transmitidas à Igreja. Em um mundo que muitas vezes ecoa com a discórdia, a vida de São Maximiliano pulsa com a melodia harmoniosa do amor altruísta. Ele nos convida a refletir sobre nossas próprias vidas, convidando-nos a tecer os fios da compaixão, dedicação e metamorfose na essência de nossa existência.

(CLIQUE AQUI PARA A REFLEXÃO DO PRÓXIMO DIA: REFLEXÃO/HOMILIA PARA A TERÇA FEIRA DA DÉCIMA NONA SEMANA DO TEMPO COMUM)

Shalom!
© Pe. Chinaka Justin Mbaeri, OSJ
Paróquia Nossa Senhora de Loreto, Vila Medeiros, São Paulo, Brasil
nozickcjoe@gmail.com / fadacjay@gmail.com

__________________________
Já rezaste o teu terço hoje?

NEVER MISS AN UPDATE AGAIN.

Subscribe to latest posts via email.


Chinaka Justin Mbaeri

A staunch Roman Catholic and an Apologist of the Christian faith. More about him here.

View all posts
Subscribe
Notify of
guest

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x

Discover more from Fr. Chinaka's Media

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading