REFLEXÃO/HOMILIA PARA A MEMÓRIA DE SÃO JOÃO MARIA VIANNEY, SACERDOTE

O FOGO ZELO DE SÃO JOÃO VIANNEY: UM FAROL DE LUZ PARA TODOS OS SACERDOTES

Primeira Leitura: Levítico 23,1;4-11;15-16;27;34-37
Salmo Responsorial: Salmo 80(81),3-6;10-11
Evangelho: Mateus 13;54-58
________________________________________

Nos anais da história cristã, existem figuras imponentes cujas vidas servem como faróis de luz divina, guiando e inspirando as gerações vindouras. Entre essas almas radiantes, uma figura se destaca no panteão dos santos sacerdotais – São João Maria Vianney, o Padroeiro dos Sacerdotes. A vida de São João Maria Vianney se desenrola como uma tapeçaria de paixão divina e dedicação abnegada a Cristo e à Sua Igreja. Nascido em um ambiente humilde, ele perseverou em meio a inúmeros obstáculos, brilhando como um farol de esperança e fé em tempos turbulentos. Hoje, ao comemorarmos a memória deste venerável santo, embarcamos numa profunda reflexão sobre a sua vida e os seus exemplos, iluminando a chama sagrada que acendeu o seu ministério sacerdotal. Pelas lentes das leituras de hoje que convergem harmoniosamente com a vida deste santo sacerdote, desvendamos o ardente zelo que ardia em seu coração.

A primeira leitura do Levítico (23,1;4-11;15-16;27;34-37) revela a sacralidade do ministério sacerdotal e o significado de ser “separado” para o serviço divino. São João Vianney, desde os primeiros anos, manifestou um desejo extraordinário de dedicar a sua vida ao serviço de Deus. Apesar das dificuldades nos estudos, manteve-se firme, guiado por um amor inabalável pela Eucaristia. Da mesma forma, Levítico chama os sacerdotes a se consagrarem a Deus, a serem separados como vasos de Sua graça.

Outra bela dimensão do seu serviço na vinha de Deus é espelhada no Salmo Responsorial (80/81,3-6,10-11). Este salmo ecoa a melodia de ação de graças, um convite aos fiéis a erguer a voz em louvor ao Senhor. São João Vianney encarnou esta sinfonia de ação de graças através de sua vida de oração e penitência. Ele orou diligentemente por seus paroquianos, intercedendo por suas necessidades e conduzindo-os à fonte da graça de Deus. Sua fervorosa devoção ao Santíssimo Sacramento e suas longas horas passadas no confessionário exemplificam uma alma inflamada de gratidão pela misericordiosa presença de Deus.

Chegando ao Evangelho (Mateus 13,54-58), vemos um reflexo brilhante de seus desafios como pastor de almas. No Evangelho, encontramos o paradoxo de Jesus como um profeta sem honra em sua própria cidade natal. Da mesma forma, São João Vianney enfrentou desafios e resistências de sua própria comunidade, principalmente devido às difíceis circunstâncias da França pós-revolucionária. No entanto, como Jesus, ele persistiu com fé inabalável, alcançando os pecadores e levando-os à reconciliação. Seu compromisso com a salvação das almas e seu ardente zelo pela presença de Deus superaram todos os obstáculos que encontrou. Ele se tornou conhecido por seu ministério confessional, gastando incontáveis horas guiando almas para abraçar a misericórdia e o amor de Deus.

Caros amigos em Cristo, a vida de São João Vianney foi marcada por uma chama inextinguível de zelo por Deus e pelo seu povo. A sua profunda devoção à Eucaristia e ao sacramento da reconciliação testemunhava o seu profundo amor a Cristo e à Igreja. Apesar dos desafios que enfrentou, ele permaneceu um farol de esperança, inspirando inúmeras almas a retornarem ao abraço amoroso de Deus. Ao comemorarmos este santo padroeiro dos padres, somos chamados a refletir sobre a sacralidade do ministério sacerdotal e o exemplo dado por São João Vianney. Como ele, que todos os sacerdotes sejam consagrados ao serviço divino, escutando com atenção a chamada de Deus e respondendo com jubilosa obediência. Que eles carreguem a tocha do zelo ardente, conduzindo o povo de Deus à salvação eterna.

A festa de hoje nos convida a abraçar o fogo sagrado do ministério sacerdotal e a cultivar o amor por Cristo e sua Igreja. Ao comemorarmos a memória deste santo sacerdote, vamos atender ao chamado para abraçar nossas vocações com um zelo ardente. Quer sejamos sacerdotes, religiosos ou fiéis leigos, todos somos chamados a testemunhar a presença de Deus no mundo. Inspiremo-nos no exemplo de São João Vianney de devoção inabalável e intercessão fervorosa pelas almas. Que nós, como ele, nos tornemos faróis radiantes do amor e da misericórdia de Deus, brilhando na escuridão e guiando outros em direção à luz eterna da presença de Deus. Assim, entremos na santa presença de Deus, como os sacerdotes levíticos da antiguidade, e nos ofereçamos como sacrifícios vivos em Seu serviço. Que nossa vida se torne uma sinfonia de ação de graças, ecoando os louvores do Salmo 80(81), e que possamos perseverar em nossa missão, mesmo diante dos desafios, assim como fizeram Jesus e São João Vianney. Que nossos corações queimem com um zelo ardente pela presença de Deus, e que possamos ser testemunhas vivas de Seu amor e misericórdia para com todos que encontrarmos. Que a vida radiante de São João Vianney nos inspire a sermos verdadeiros discípulos de Cristo, resplandecendo Sua luz no mundo e conduzindo outros ao abraço do coração amoroso de Deus.

Acima de tudo, ao honrarmos este santo padroeiro dos sacerdotes, rezemos por todos os sacerdotes do mundo, para que sejam guiados pelo exemplo radiante de São João Vianney e continuem a conduzir o povo de Deus para a luz eterna do Seu amor divino.

Feliz dia de festa aos meus companheiros Sacerdotes!

(CLIQUE AQUI PARA VER A REFLEXÃO DO PRÓXIMO DIA: REFLEXÃO/HOMILIA PARA O SÁBADO DA 17ª SEMANA DO TEMPO COMUM)

Shalom!
© Pe. Chinaka Justin Mbaeri, OSJ
Paróquia Nossa Senhora de Loreto, Vila Medeiros, São Paulo, Brasil
nozickcjoe@gmail.com / fadacjay@gmail.com

__________________________
Já rezaste o teu terço hoje?

NEVER MISS AN UPDATE AGAIN.

Subscribe to latest posts via email.


Chinaka Justin Mbaeri

A staunch Roman Catholic and an Apologist of the Christian faith. More about him here.

View all posts
Subscribe
Notify of
guest

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x

Discover more from Fr. Chinaka's Media

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading